lichess.org
Donate
Xadrez 360

Mike Pontes

Xadrez escolar

ChessChess PersonalitiesLichessOff topicAnalysis
Xadrez escolar

O Xadrez é um jogo milenar, atualmente padronizado e jogado em todo o mundo. É um jogo de estratégia e de invasão. O estímulo a memória e ao raciocínio são seus pontos fortes. É possível classificar o Xadrez como uma ferramenta poderosa no auxílio ao aprendizado da mente humana.

O Xadrez é um jogo praticado em duplas (salvo variantes) onde o objetivo é o xeque-mate. Isso significa provocar um ataque ao rei adversário onde ele esteja cercado e atacado. O rei é a única peça do jogo que não pode ser capturada. Cada jogador conta com oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma dama (muitos chamam de rainha) e um rei.

As torres ficam nas extremidades do tabuleiro, em posição de vigília. Os cavalos são seus vizinhos, prontos para saltar (são as únicas peças que passam por cima das outras). Os bispos estão brevemente próximo ao poder, são vizinhos da dama e do rei, que por sua vez ficam em posição central ao tabuleiro. Os peões estão na linha de frente e protegem todas as peças citadas. A dama trabalha como o bispo e como a torre, por isso tem grande valor.

Além do xadrez padrão, existem uma infinidade de variantes. Algumas estão disponíveis online, especialmente no lichess. Algumas delas são: xadrez 960, xadrez atômico, corrida de reis, xadrez, crazyhouse, xadrez 360, horde, 3 xeques, rei no centro, xadrez de Capablanca, etc.

Os peões são especiais por quatro motivos. 1- São os únicos que andam em um sentido (para frente) e capturam em outro (diagonal); 2- Como eles não andam para trás, são promovidos (dama, torre, cavalo ou bispo) quando alcançam o final do tabuleiro; 3- Quando não foram movidos podem optar por uma ou duas casas a serem movidos, peões movidos andam uma casa só e 4- são capazes de capturar en passant, ou seja, de passagem. Peão que se move por duas casas e param ao lado do peão adversário podem ser capturados como se tivessem sido movidos por uma casa só.